A produção de madeira que preserva a matéria-prima para gerações futuras!

Manejo Florestal Sustentável é a técnica mais eficiente de administração das florestas, um sistema capaz de gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais. Feito somente com matéria-prima legal, considera, em primeiro lugar, a sustentação do próprio ecossistema para criar um maior equilíbrio entre a natureza, a matéria-prima e as comunidades. 

Legislação


LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), através do O SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) que cria o regulamento para atividade do manejo sustentável), é o órgão responsável pela aprovação do projeto de Manejo Sustentável na área de Gurupá, um território do Estado, onde além da SEMAS, o IBAMA no âmbito Federal, também é responsável pelo monitoramento e fiscalização das áreas de Planos de Manejo.  A SEMAS, realiza duas vistorias por ano, sendo uma pré exploratória e uma pós exploratória em cada UPA trabalhada.

Já na área de Caxuanã, um território Nacional, o IBAMA diretamente é o órgão responsável por aprovar o projeto além de monitorar e fiscalizar as áreas do Manejo.
 


Conheça o conjuntos de normas também são seguidas criteriosamente para execução das atividades:
 

SEMAS Instrução Normativa nº 05 DE 10 setembro de 2015 - Dispõe sobre procedimentos técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS nas florestas nativas exploradas ou não e suas formas de sucessão no Estado do Pará.

SEMAS Instrução Normativa nº 03 DE 10 DE JULHO DE 2017 - Institui o Calendário Florestal no Estado do Pará.

SEMAS Instrução Normativa nº 04 de 13 de maio de 2011 - Dispõe sobre a Política Estadual de Floresta e demais formações de vegetação no Estado do Pará.

IBAMA Instrução Normativa MMA n.º 1, de 12 de fevereiro de 2015 – Define critérios para a exploração de espécies inseridas na Lista Oficial de espécies da Flora Ameaçadas de Extinção.